Ter um padrão engessado para avaliar candidatos é o que impede sua empresa de contratar a pessoa certa.

 

Obviamente, não contratar a pessoa certa não pesa somente na consciência de quem escolheu um candidato que não se encaixava muito. Além da desarmonia provocada na equipe, os custos com rescisões frequentes devem ser os aspectos mais temidos por empresas que valorizam o próprio negócio.

______________________________________________________

contratar a pessoa certa

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

______________________________________________________

Isso porque um alto índice de turnover é capaz de gerar um acúmulo de gastos de até 400%. Quanto tempo você acha que uma empresa sobrevive assim?

E os problemas não param por aí. Quanto menos capaz de contratar a pessoa certa uma empresa é e mais rotatividade enfrenta, pior é a visão que bons profissionais têm sobre o negócio.

Consequentemente, as chances de atrair grandes talentos reduzem em até 30%, já que, segundo a Career Builder, 71% dos profissionais afirmam que não trabalhariam para uma empresa mal vista no mercado.

Mas diminuir os riscos de ter um cenário assim na sua empresa e contratar a pessoa certa depende de desenvolver uma visão mais apurada na hora de avaliar seus candidatos.

 

1 Busque alguém comprometido com a própria carreira

Mudar frequentemente de emprego apenas em nome de um salário maior é um sinal de não comprometimento com a própria carreira. Pessoas assim estão mais interessadas em apenas sobreviver no mercado e menos em trilhar uma jornada de crescimento para si e para a empresa em que estão.

Certamente, o que você espera para seu negócio não é “tapar um buraco” momentaneamente, mas ter uma equipe que contribui para o desenvolvimento e destaque.

E para isso é crucial parar de selecionar pessoas que muito em breve deixarão a empresa. Dê prioridade aos profissionais que levam a sério o próprio desenvolvimento e que serão comprometidos com o crescimento da sua empresa também.

 

2 Não foque apenas na experiência prévia, mas em relacionamento interpessoal e disposição de aprendizado constante

Avaliar os candidatos apenas com base no currículo ou na confiança que demonstram em entrevistas não é mais suficiente. Muitas pessoas são craques em “vender bem seu peixe” quando, na verdade, não possuem as atribuições (técnicas ou interpessoais) que o cargo exige.

Contratar a pessoa certa não é priorizar apenas candidatos “prontos”. Busque profissionais com disposição em aprender coisas novas sempre. Isso porque pessoas desinteressadas e conformadas com a estagnação em sua carreira têm pouca – ou nenhuma – chance de contribuir com a inovação que sua empresa precisa para se manter competitiva. Por isso, contratar a pessoa certa quer dizer que nem sempre o profissional com mais habilidades técnicas e competência é o ideal.

Além disso é preciso considerar o potencial de engajamento e bom relacionamento com o restante da equipe. Afinal, um time dividido é tão fracassado quanto um time despreparado tecnicamente, não acha?

 

3 Contratar a pessoa certa pode significar escolher alguém que já é de casa

Frequentemente, estagiários não recebem muito crédito pelo “pouco” trabalho que fazem. Mas se você quiser encontrar alguém que trabalha duro e conhece a fundo sua empresa, comece a olhar mais atentamente para eles.

Há muitas chances de você contratar a pessoa certa a partir disso. Afinal, você já conhece seus pontos fortes, dificuldades, atitudes, habilidades e modo de trabalhar. Por que não dar uma chance de crescimento a quem já conhece sua empresa e já se dedica a ela?

 

Não deixe de trabalhar com tecnologia especializada!

Com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, é possível automatizar a missão de contratar a pessoa certa sem perder a qualidade dos resultados.

Uma solução assim controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto, diminuindo muito as chances de perder tempo com candidatos que podem ser melhores em outro lugar.

Dessa maneira, é possível ter mais assertividade na hora de selecionar alguém, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

O que acha de conhecer a solução que se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.