Conhecer o cliente é essencial para o gerenciamento da sua empresa

Em tempos em que os canais de comunicação entre empresa e cliente estão bastante estreitos, conhecer o seu target e saber lidar com ele é essencial para um feedback positivo do produto ou serviço oferecido. Saber estreitar o relacionamento com o seu consumidor, criando uma ligação empática, é essencial não só para que a relação cliente/empresa seja boa, mas também para otimizar os processos de gerenciamento da empresa.

Vamos exemplificar utilizando uma situação bastante comum: uma pessoa procura sua empresa para adquirir seu produto. Naquele dia, você teve um problema no estoque e não pode oferecer o que ela desejava. Ela volta depois de 15 dias e o produto está novamente em falta. Alguém anota o telefone dela para retornar quando a mercadoria chegar, mas ninguém se lembra de avisar. E quando o cliente retorna pela terceira vez, não encontra o produto novamente. Por estar em um dia ruim, e por essa ser a terceira tentativa, seu cliente ficou muito insatisfeito. Por mais que a história pareça absurda, ela não é incomum.

Há alguns anos, as estatísticas apontavam que uma pessoa insatisfeita falaria de forma negativa para cerca de 16 pessoas – mas se o feedback fosse positivo, apenas para uma. Hoje em dia a situação é diferente. Na mesma hora ela vai “desabafar” nas redes sociais, e a crítica pode ser multiplicada centenas, milhares ou até quem sabe milhões de vezes.

Depois do estrago feito, um bom trabalho de marketing pode até resolver o problema, mas para evitar situações assim a empresa precisa mesmo de uma boa solução em CRM, que torne possível algo que nunca dá errado: uma estratégia de negócio focada no cliente.

Em todas as suas verticais, os sistemas Viasoft possuem ferramentas capazes de antecipar as necessidades dos clientes para atendê-los da melhor maneira possível.  Através da interação de dados, é possível criar análises eficientes a partir da geração de relatórios e gráficos que podem ser utilizados para diversas finalidades, desde o planejamento de campanhas até a segmentação de clientes, mas principalmente ficar por dentro dos processos de vendas.

Melhorar o relacionamento com o cliente vai muito além de evitar problemas: é uma forma acertada de otimizar o gerenciamento e chegar muito mais longe.

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