Muitas vezes, quem está prestes a pedir demissão não deixa isso claro. Alguns sinais são sutis, mas podem ser determinantes na decisão final.

 

Neste exato momento, um dos seus melhores colaboradores está prestes a pedir demissão e você nem percebeu.

Ter colaboradores desengajados e desmotivados é um problema sério, mas uma visão conservadora sobre Gestão de Pessoas ainda toma conta de muitos líderes e esse é um assunto sobre o qual não se fala muito.

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pedir demissão

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Mas já passou da hora de dedicar mais atenção a isso: segundo pesquisa da Gallup, empresas que sofrem com equipes desengajadas perdem 202% de produtividade em relação à concorrência que conta com profissionais comprometidos.

E, muitas vezes, o salário nem é o grande motivo para um profissional pedir demissão, mas pequenos “detalhes” é que têm o poder influenciador. Conhecê-los e observar sua equipe pode te livrar de ter um dos melhores profissionais dispostos a desistir do emprego. Confira:

 

Falta senso de pertencimento

Ninguém permanece num lugar em que parece não se encaixar. E isso vale para a cultura geral da empresa e também para a equipe em que o colaborador está. Se algo não condiz com a personalidade e valores dele, as chances de buscar outro ambiente e pedir demissão são grandes.

Não conseguir estabelecer conexões reais com as pessoas, pelo menos num nível profissional, acaba isolando o colaborador e contribuindo para o decaimento de satisfação e produtividade.

Por isso, é importante observar o relacionamento dele com o restante do time. Se houver problemas, é papel do gestor intervir e encontrar uma solução para um ambiente de trabalho mais saudável e estimular a cooperação.

Ao menos no contexto do trabalho é preciso encontrar um objetivo comum nas tarefas para que todos sigam o mesmo “norte” e verdadeiramente se encaixem como uma equipe.

 

Pedir demissão é uma saída para a falta de desafios e sobra de tédio com a rotina

Os melhores profissionais querem ter a chance de contribuir verdadeiramente com seu trabalho, e por isso muitos têm escolhido uma carreira no lugar de um emprego para “tapar buraco”.

73% das pessoas querem um trabalho que tenha significado e no qual façam a diferença. Por isso cair na rotina e não ter desafios, ainda que pequenos, é o que faz muitos profissionais se sentirem entediados no trabalho e pedir demissão.

Para evitar isso, ajude seus colaboradores a saber que toda ação no trabalho (pequena ou grande) é importante e influencia o contexto global do negócio. Dê a eles a oportunidade de entender o impacto de seu trabalho.

 

Aparentemente, não há valorização no trabalho

Mesmo as pessoas mais altruístas querem ser recompensadas por um trabalho bem feito. Você reconhece as pessoas da sua equipe e as ajuda a crescer com feedbacks construtivos?

Em pesquisa recente, a Globoforce apontou que 69% dos colaboradores disseram que se sentir apreciado os ajudaria a dar mais de si no trabalho. E para muitos profissionais essa é a cereja do bolo: faz toda a diferença.

Mas não minta para si mesmo, dizendo que reconhece seus profissionais, mas apenas diz mesmo.

Demonstrar reconhecimento envolve ações e não exige demais: pequenos gestos cheios de significado geram ótimos resultados. Além disso, você pode criar o hábito de apontar, durante reuniões de equipe, o esforço feito por cada um. Isso é valorizar as pessoas.

Não espere alguém pedir demissão para entender o que está errado. Boas práticas de Gestão de Pessoas precisam começar imediatamente.

 

Fique ligado! A tecnologia potencializa a sua Gestão de Pessoas

Em tempos de disputa para ser um dos melhores lugares para trabalhar, engajar as pessoas por meio da valorização é a estratégia de muitas empresas.

Mas potencializar isso só é possível com uma tecnologia especializada em Gestão de Pessoas. Com ela, você dispõe de uma solução que promove a integração entre todos os setores e times da empresa, através de uma plataforma única de comunicação, de uso exclusivo no ambiente de trabalho e que estimula a troca de conhecimento entre as pessoas. Otimizando, assim, o fluxo de trabalho e encorajando a cooperação entre os times.

Além disso, é possível fortalecer o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, promovendo que gestores pratiquem feedbacks constantes (vinculados ou não a uma avaliação de desempenho), em tempo real, além de elaborarem planos de desenvolvimento aos seus liderados. Dessa maneira, os profissionais são impulsionados a novos desafios e podem contribuir com maior inovação no ambiente de trabalho.

Uma solução assim já se destaca no RH das melhores empresas. Você prefere que seja na sua empresa ou no seu concorrente?

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