Não investir na qualidade da comunicação no trabalho é assinar uma sentença de morte para o negócio.

 

Se você não quer que sua empresa viva às sombras da concorrência, precisa entender o que grandes empresas já entendem: a maneira como você trata a comunicação no trabalho pode ditar a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio.

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comunicação no trabalho

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Isso porque com falhas na comunicação no trabalho, você pode esperar uma queda de até 36% no rendimento total da empresa devido à baixa produtividade das equipes. Além disso, segundo pesquisa da revista The Economist, mais da metade dos colaboradores gasta pelo menos 6h da semana resolvendo problemas de comunicação no trabalho.

Imagine a soma disso no final de cada ano!

Ainda assim, muitas empresas não investem em melhorar sua comunicação e esperam que ela aconteça naturalmente. E essa atitude, além de dar lugar para conflitos gerados por rumores e gerar perdas financeiras, deixa sua empresa vulnerável a estes danos:

 

Falta de alinhamento entre a empresa e colaboradores

Mais do que nunca, a comunicação no trabalho é responsável por engajar colaboradores e empresa nos mesmos objetivos.

Não espere que sua equipe saiba para onde ir se você não a ajuda nisso. Os riscos de cada um ir para um lado são grandes e, em pouco tempo, pode parecer que cada setor trabalha sozinho. Sem nem ter ideia do que acontece na sala ao lado.

Por outro lado, deixar claro quais são os valores da empresa evita que decisões erradas (ou até antiéticas) sejam tomadas e acabem com a imagem do negócio.

 

Retrabalhos e confusões não faltam!

Todos os dias sobram informações correndo pelas empresas. O problema é que a maioria delas não chega para as pessoas que precisam.

O papel da boa comunicação é garantir que todos tenham acesso às informações cruciais para as tarefas do dia a dia e cumprir metas.

Mas a incompetência da comunicação no trabalho pode impedir que até 42% do trabalho de alguém seja feito, além de gerar retrabalhos do que não saiu como deveria.

Equipes mal informadas não são capazes de produzir mais e melhor para sua empresa.

 

Falta de boa comunicação no trabalho gera perda de conhecimento

Deixar que o conhecimento produzido na empresa fique centralizado numa só pessoa é arriscado. Quando ela for embora, quanto tempo você vai perder para construí-lo de novo?

Não encontrar maneiras de registrar o conhecimento que seus colaboradores produzem é o mesmo que deixar sair pela porta toda a experiência de quem vai embora.

 

Comunicação no trabalho diz o quanto os colaboradores são valorizados pela empresa

Um fluxo ruim de comunicação no trabalho provoca estresse entre as equipes e pode aumentar em até 50% a rotatividade na empresa.

Por outro lado, manter seus colaboradores atualizados sobre as mudanças ou novidades da empresa é uma maneira de valorizá-los e aumentar os índices de satisfação entre as equipes.

Mantenha sua equipe informada sobre o que acontece. Não espere que ela saiba por fontes externas.

Não há maneira melhor de promover a marca da sua empresa do que ter colaboradores satisfeitos no trabalho e que compartilham essa experiência com o público externo.

 

Invista em uma solução tecnológica para otimizar a comunicação no trabalho

O fluxo de comunicação no trabalho deve ser eficiente e funcionar como um instrumento de administração estratégica. Não como um gerador de problemas!

Por isso investir em uma tecnologia especializada é um grande passo de inovação e crescimento.

Com uma solução assim, é possível potencializar a disseminação de informações cruciais aos colaboradores, em tempo real, sem ser refém da lentidão do e-mail e reduzindo o uso do telefone também.

Além disso, é possível manter as equipes alinhadas aos objetivos da empresa, incentivar a troca de conhecimento e otimizar o fluxo de trabalho dos times.

Uma solução assim já faz parte do dia a dia das melhores empresas. O que você está esperando para conhecer o VIASOFT TALENTRH?

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