Melhoria contínua é a capacidade de focar na ineficiência e constantemente combatê-la.

Para desenvolver essa competência, contudo, é necessário identificar os pontos de ineficiência da produção, e só depois planejar e elaborar os métodos viáveis e efetivos para combatê-los.

A melhoria contínua é o meio pelo qual se aumenta a produtividade do chão de fábrica de forma válida, isto é, finalizando a produção com produtos que apresentam taxas baixíssimas ou inexistentes de reprovação na inspeção de qualidade.

Implementar isso na produção consiste, fundamentalmente, em reduzir ou eliminar os tempos inativos das máquinas, dos materiais e dos funcionários, o que é a principal causa de ineficiência.

Mas para identificar a inatividade, que medidas devem ser tomadas para que seja possível evoluir a performance do chão de fábrica em pouco tempo e realmente ter uma gestão capaz de empreender a melhoria contínua na empresa?

___________________________________________________________

Melhoria contínua

Melhoria contínua dos processos na indústria requer analisar e acompanhar todas as nuances da empresa: você pode ter todas em uma só solução: VIASOFT KORP.

___________________________________________________________

Para identificar os pontos de ineficiência, obviamente, é preciso focar nos problemas, mas conseguir esse foco é a parte mais complicada, porque a partir daí que se mede a gravidade do problema, para só depois ser possível realizar a melhoria contínua. Porque implantar medidas em pontos da empresa que não são os mais críticos é agir sem prioridade, e inevitavelmente vai se mostrar um equívoco.

Como ter o foco necessário para a melhoria contínua na indústria?

 

A principal atitude nesse sentido é reunir toda a empresa em torno de um mesmo objetivo, no entanto, isso deve ser muito mais do que um lema, um slogan para reunir as equipes, mas uma medida enérgica colocada em ação constantemente.

Para isso, a gestão deve se concentrar na necessidade da criação de um ambiente de cooperação e colaboração dentro da empresa. Essa é uma condição indispensável para a implantação de todas as técnicas gerenciais e operacionais, uma vez que cada ação global interfere nas específicas e vice-versa, numa dinâmica que é muito mais complicada dentro das indústrias por se tratarem de ambientes de negócios que se pautam em setores muito distintos.

 

Se o aumento de produtividade é uma urgência, a melhoria contínua é a principal preocupação.

 

Só a partir da construção desse ambiente efetivamente colaborativo, as equipes, tanto do administrativo, quanto do chão de fábrica compartilham informações dentro da empresa, e tornam possível a melhoria contínua, mediante a análise dos problemas de todas as suas perspectivas.

 

O ambiente colaborativo que permite a melhoria contínua é um sistema de gestão.

 

Num sistema de gestão as equipes podem registrar todas as informações referentes à sua função e operações na empresa, mas para que a cooperação e a participação na identificação e medição, de fato, ocorram para haver melhoria contínua, é necessário que esse sistema seja especializado para as atividades de manufatura e seja capaz de efetuar a integração das informações.

Só com um sistema de gestão com essas capacidades é possível, a partir do compartilhamento e acesso de informações pertinentes, focar nos problemas, medir sua gravidade para definir com clareza os objetivos a serem atingidos.

Quer saber como um software de gestão pode te fazer capaz de empreender a melhoria contínua na sua indústria?

Conheça VIASOFT KORP, ERP para indústria que foi especialmente definido para atender ao chão de fábrica e viabilizar a integração de setores entre o operacional e o administrativo.

Acesse o site do VIASOFT KORP.

Você também pode falar com um dos nossos especialistas hoje! Preencha o formulário a seguir: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/ e nós entraremos em contato.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

kpis

KPIs: A maneira mais eficiente de medir a performance da sua empresa.

KPIs (indicadores de desempenho) são ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho da empresa e dos colaboradores, através de  resultados que se dividem em:...

Continue Lendo
logística reversa

Logística Reversa e a importância de valorizá-la

Mais do que nunca, o mundo encontra-se consciente sobre os impactos do consumo desenfreado e do descarte inadequado de resíduos. Por isso, cada vez mais, a Logística...

Continue Lendo
commodities

Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender?

Commodities, essa palavra pode ser definida como “mercadorias”. Essas que são produzidas em larga escala e comercializadas em nível mundial. As commodities são...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.