A baixa produtividade no trabalho é um problema que muitas empresas enfrentam. Os colaboradores são o bem mais importante que sua empresa possui, pois é através deles que os resultados acontecem. Por isso é muito importante valorizá-los e contribuir para seu crescimento, que reflete no sucesso do seu negócio também, não é mesmo?

Apesar disso, é mais comum do que você pode imaginar: muitas empresas ainda avaliam seus colaboradores como avaliam máquinas. Com certeza esse é um dos motivos para a desmotivação e baixa produtividade entre as equipes. Além disso, organizações que possuem um alto índice de rotatividade, problemas de colaboradores que falam mal da empresa e dos líderes com certeza ainda não compreenderam a importância de valorizar as pessoas.

Mas como fazer para valorizar os colaboradores e demonstrar isso na minha empresa, também levando-os a valorizar a organização e acabar com a baixa produtividade?

Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é a avaliação de desempenho. Com ela, é possível identificar as dificuldades dos colaboradores diante de suas atividades e realizar os ajustes necessários que favorecem o crescimento e progresso de cada um. Pois profissionais que permanecem em constante evolução trabalham mais satisfeitos e colaboram para o êxito da empresa, certo? Esses profissionais serão aqueles que buscarão cada vez mais capacitação para atender os objetivos da organização.

Parece muita coisa, não é mesmo?  Mas também não é tão complicado. Para te ajudar, preparamos um infográfico com 5 passos básicos que você deve dar ao decidir aplicar uma avaliação de desempenho de sucesso na sua empresa e acabar com a baixa produtividade na sua empresa.

Boa leitura!

Passo 1
Conheça a fundo qual é a missão de cada cargo na empresa, e se certifique de que ela esteja de acordo com o propósito e cultura organizacional. Lembre-se de que divergências levam a estagnação ou retrocessos, e não é o que desejamos, certo?

Passo 2
Identifique as atribuições e competências necessárias a cada função nas quais os colaboradores serão avaliados. Elas envolvem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes diárias que a empresa espera do colaborador.

Passo 3
Defina o método de avaliação que mais se encaixa ao perfil da sua empresa. Ele pode ser:

– Avaliação 90 graus, à qual somente o avaliador responde ao questionário.

– Avaliação 180 graus, à qual avaliador (geralmente líder imediato) e avaliado respondem, permitindo a comparação das respostas no final.

– Avaliação 360 graus, que envolve líderes, pares (colegas de trabalho), subordinados ou até clientes internos ou externos. Todos estes avaliam o colaborador, permitindo uma análise a partir de diferentes pontos de vista.

Passo 4
Elabore um questionário adequado para cada função, com perguntas estratégicas que levam em conta as competências técnicas, estratégicas e comportamentais necessárias e o método escolhido para avaliação. É importante lembrar que quanto mais assertivo for o questionário, melhores serão os resultados.

Passo 5
Ao final do processo, analise os resultados, identificando os pontos fracos e fortes a serem desenvolvidos nos colaboradores e forneça aos avaliados um feedback adequado, que enfatize e valorize seu desenvolvimento.

O que achou? Além desses 5 passos básicos, é preciso ter em mente que a avaliação de desempenho é um processo, não um evento, por isso necessita de um planejamento bem estruturado e eficaz, além de ser realizada periodicamente, garantindo o desenvolvimento constante dos avaliados.

A tecnologia existe para trabalhar ao seu favor!

Contar com planilhas e formulários impressos para avaliar toda a sua equipe é bem trabalhoso e muitas é até muito difícil para dar continuidade nos processos, não é mesmo? Mas fique atento, porque existem soluções tecnológicas que podem te ajudar a mudar isso e fazer a sua empresa alcançar escalabilidade ao automatizar e potencializar a avaliação de desempenho na sua empresa. Com uma solução dessas, é possível comparar as respostas dos avaliadores e avaliados numa plataforma online e totalmente segura. Isso significa poder eliminar as dores de cabeça ao economizar tempo e ainda ser eficiente, garantindo evolução constante ao seu negócio.

E para te ajudar a planejar, elaborar e aplicar uma avaliação de desempenho de sucesso na sua empresa e dar continuidade a ela no seu dia a dia, sempre com agilidade e excelência, preparamos este material gratuito: Guia completo da Avaliação de Desempenho eficaz na sua empresa.

Faça uma boa leitura!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Construção sustentável: A preocupação também é sua!

O Brasil já está entre os líderes do mercado de construção sustentável. Também  é um dos setores que mais causam impacto no meio ambiente, aproximadamente 35% de todos...

Continue Lendo
Software de gestão

Configure a realidade do seu supermercado com um software de gestão

Em qualquer empresa, o gestor vive de acompanhar indicadores. Indicadores comerciais, financeiros, operacionais… a gama é extensa, por isso ter um software de gestão...

Continue Lendo

Plano de desenvolvimento individual: o que a empresa está perdendo sem ele

Um plano de desenvolvimento individual não traz crescimento só ao colaborador, mas à empresa também.   As empresas mais inteligentes do mercado já investem em plano de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.