Infelizmente a previsão não é das melhores. A consultoria Safra & Mercados estima que o Brasil deve ter uma queda da soja em 10% na produção da safra 2018/2019. Os problemas apresentados se devem as condições climáticas. Além dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul apresentaram problemas na produtividade, estão sendo registrados também em Mato Grosso, São Paulo e Goiás.

Isso muda muito o cenário de produção de soja no Brasil que vem de uma boa safra do ano anterior, ou seja, em 2019 está acima de 100 milhões de toneladas, mas bem abaixo de 120 milhões que estavam sendo previstos anteriormente, esse é o resumo da leitura inicial da produção em campo no País. E essa leitura inicial, dificilmente se altera porque no MS e no PR, principalmente quem plantou mais cedo foi mais afetado pelo fator climático e isso não tem como recuperar, por isso, ficou mais baixa e isso mexe bastante com o mercado.

Queda da Soja 2018 para 2019

O grão lidera as exportações de produtos agrícolas, quase 65% do que o Brasil produz é vendido para o exterior e a guerra comercial entre China e EUA deve trazer mais receita para o nosso país. Os produtos do complexo soja: grão farelo e óleo renderam 38 bilhões de dólares em 2018, alta de 21%segundo a associação brasileira das indústrias de óleos vegetais já no campo as atenções são para a nova safra.

A chuva que caiu no mês de outubro ajudou acelerar o trabalho, 46% das áreas destinadas a soja já foram semeadas, um avanço e tanto já que nessa mesma época do ano passado o percentual era de 30% e a média para o período de 28%. Aumentar a produtividade é o desafio para atender a crescente demanda mundial por alimentos. Significa produzir mais, colher mais no mesmo espaço. A agricultura brasileira tem feito bem essa lição, há 10 anos a produção média de soja no Brasil era de 40 sacas por hectare, hoje falamos de 55 e até 58 sacas, mas é possível sim produzir muito mais do que isso.

__________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

____________________________________________

O ano de 2018  teve algumas circunstâncias que fizeram com que os resultados de negociação para o produtor rural fossem muito positivos, ou que dessem pelo menos uma margem que poderia ser positiva para os produtores rurais, uma produção muito cheia, safra record no Brasil mais que contou com alguns elementos que fizeram que crescesse, e que dessem bons resultados nas negociações. Por motivos diversos o câmbio subiu em 2018. Seja por conta da corrida eleitoral, ou pela disputa comercial entre China e EUA. Aliás, essa disputa fez com que os norte-americanos saíssem do mercado e ficasse praticamente só o Brasil, já que a Argentina quebrou safra e, com isso, a soja subiu muito no Brasil porque a demanda ficou maior.

Se 2018 teve record de produção,  em 2019 esses elementos ainda não estão presentes, e  eles podem aparecer de uma maneira diferente. Porque, enquanto algumas instituições oficiais estão prevendo uma safra brasileira acima de 120 milhões de toneladas, como é o caso da CONAB, há fortes indícios  de queda da soja e  uma certa quebra na safra brasileira. Uma quebra de 10% que derruba a safra brasileira em mais ou menos 10 milhões de toneladas de soja.

Nesse cenário, uma coisa é certa: ninguém tem o controle sobre o clima. Porém, alguns avanços tecnológicos já existem para facilitar a vida do produtor que acaba virando refém de São Pedro. Através de um sistema de gestão especializado no agronegócio é possível provisionar todo o processo da safra, inclusive, levando em consideração as condições climáticas.

O VIASOFT AGROTITAN é um grande aliado na gestão de safra  pois conta com módulos essenciais para auxiliar na previsão do tempo e avaliação de riscos,  por isso,  torna-se indispensável às empresas que buscam aprimorar os processos operacionais e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado.

Quer saber mais?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

 

 

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.