Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de itens tem complexidade multiplicada em relação a outros setores de negócio, porque há muitos índices, variáveis e alíquotas envolvidos na produção. Ao longo […]

Indústria , Viasoft |
Por

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto.

Nas indústrias, a precificação de itens tem complexidade multiplicada em relação a outros setores de negócio, porque há muitos índices, variáveis e alíquotas envolvidos na produção. Ao longo desses processos muita coisa pode acontecer, e os empresários podem ter muitas ideias para melhorar o controle da produção e a qualidade dos produtos. Entretanto, para cada ideia colocada em prática há um investimento que precisa ser feito e contabilizado sobre os itens fabricados.

Como dimensionar corretamente o que cada processo e cada investimento determina no valor de um artigo produzido? A falta de precisão e consistência nesses cálculos é o que acaba transformando muitas indústrias em negócios sobrecarregados, e uma questão fundamental continua a ser incógnita: como calcular o preço de um produto?

________________________________________________________________________

Como calcular o preço de um produto

A ferramenta para agilizar orçamentos e transformar a gestão financeira em êxito para a indústria. Clique aqui e conheça.

________________________________________________________________________

É muito comum os empresários fazerem vários “pequenos” investimentos ao longo de um processo produtivo para melhorar a qualidade ou aumentar a velocidade da fabricação. Em seguida, ficam surpresos com o fato de nunca haver dinheiro sobrando para elevar o capital de giro, ou até mesmo, abonos para os funcionários. Alguns chegam ao desânimo por não entenderem como, depois de tantos cálculos, as suas remessas de produtos nunca surtem um resultado satisfatório.

Como calcular o preço de um produto e ter domínio sobre os orçamentos?

 

Tudo depende de estruturação orçamentária que só é estabelecida a partir do controle sobre tudo o que se gasta. Então, priorizar a consciência de que se o dinheiro da empresa for usado com o mesmo cuidado que se tem com o próprio bolso, é uma atitude básica, porém fundamental para mudar o comportamento financeiro da empresa.

Por isso, ao invés de gastar cada vez que alguma coisa na produção ou em qualquer transação não se mostrar satisfatória, cada funcionário repensar suas ações e procurar formas de otimizar os custos, o orçamento já se torna muito mais benéfico tanto para a empresa, quanto para os próprios funcionários e também para os clientes, que conseguem preços melhores em seus pedidos. Afinal, se há controle do que incide sobre os produtos, há controle sobre como calcular o preço de um produto.

Mas como ter controle sobre orçamento?

 

Também não adianta prezar por uma política financeira onde toda a equipe otimize o capital disponível, se todas as transações envolvendo o caixa da empresa não são devidamente registradas. O cálculo sobre os preços dos produtos continua se apresentando como incógnitas para a gestão financeira. Então, é importante lembrar que antes dos cálculos vêm os registros, e assim, nunca mais há erro em como calcular o preço de um produto.

Existem ferramentas que otimizam esses processos.

 

Saber como calcular o preço de um produto na indústria, como já dito, é muito mais complexo, pois, ao envolver o processo produtivo, implica em deduzir muitos valores ao longo de cada transação, como os impostos do que entra e do que sai, que variam de acordo com cada Estado, falamos aqui de ICMS/IPI. Para não falar de todas as alíquotas envolvidas, de cada mão de obra, cada custo permanente ou variável. Registrar tudo isso é uma tarefa razoavelmente simples, mas calcular tudo para obter o preço de cada item produzido já não é uma incumbência para as faculdades humanas.

É por isso que você deve apostar nas ferramentas de gestão para a indústria que foram especificamente desenvolvidas para isso e, sabem como calcular o preço de um produto sem margem de erros mediante os gastos que você registra na ferramenta. Além disso, elas calculam o valor do markup que é fundamental para a formação de preços na indústria.

Esse é um investimento que só agregará ao valor dos seus produtos e impedirá que seu orçamento fique sobrecarregado.

Conheça a ferramenta de gestão mais indicada para orçamento industrial e formação de preços.

Acesse o site do VIASOFT KORP.

Para dúvidas ou demonstrações da solução, preencha o formulário e alguém da nossa equipe entrará em contato: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!