Quer saber como a avaliação de desempenho reflete do clima organizacional da sua empresa? Nós te contamos!

Não é segredo para ninguém que o clima organizacional nas empresas afeta – e muito – o desempenho e produtividade dos colaboradores. E mais: esses pontos influenciam o crescimento e evolução do negócio também.

Por isso, além de variáveis como comunicação interna, relacionamento interpessoal e modelo de liderança, é preciso dedicar uma atenção especial à avaliação de desempenho, uma vez que ela também atua consideravelmente sobre o clima no ambiente de trabalho.

 E como isso acontece?

Quando bem-sucedido e eficaz, o clima organizacional de desempenho pode te ajudar a:

Identificar o perfil comportamental dos colaboradores 

Imagine, por exemplo, uma equipe de colaboradores que possuem características incompatíveis: uns são muito metódicos e organizados e outros… nem tanto. As chances de haver conflitos é grande, não acha? Esse é um exemplo simples, mas se você conhece o perfil comportamental dos seus talentos, pode evitar esse e outros tipos de situação na sua empresa. Além disso, conhecer o perfil dos seus profissionais permite uma melhor gestão de grupos e criação de equipes com as pessoas certas, promovendo uma alta performance delas e gerando relações internas mais fluidas e produtivas também. Com as pessoas certas nas equipes certas, conflitos internos, falta de colaboração, falhas e retrabalhos gerados por incompatibilidades no grupo podem ser evitados.

Promover assertividade no posicionamento dos profissionais 

É como diz o ditado popular: quem gosta do que faz, faz melhor. E você não acha que aquele seu colaborador que tem potencial para fazer mais do que o cargo atual dele demanda pode acabar desmotivado em algum momento? A partir da avaliação de desempenho, no entanto, você pode identificar o potencial dos seus talentos e garantir a posição adequada dos profissionais de acordo com suas competências e potencialidades, extraindo, assim, o que cada pessoa tem de melhor. Dessa maneira, seus colaboradores trabalharão melhor e alcançarão os melhores resultados para o seu negócio.

Favorecer a oportunidade de crescimento profissional 

Uma avaliação de desempenho bem-sucedida conta com um plano de desenvolvimento (PDI) dos colaboradores, que visa um objetivo ou recompensa final, podendo ser um aumento de salário, bônus ou mesmo uma ascensão de cargo.

Vislumbrar oportunidades de desenvolvimento de carreira mantém os colaboradores motivados, sempre buscando crescimento e melhor preparo. Além disso, profissionais motivados trabalham melhor e isso reflete nos resultados alcançados pela empresa e nos relacionamentos entre equipes, o que, consequentemente, contribui para um clima organizacional de qualidade.

E na sua empresa, a avaliação de desempenho tem proporcionado essas vantagens? Será que existem meios de melhorá-la?

Saiba que a tecnologia está aí para trabalhar ao seu favor e, com uma solução em software especializada em Gestão de Pessoas você pode automatizar e potencializar as avaliações com sua equipe, além de alcançar grandes resultados mapeando os perfis comportamentais, fornecendo feedbacks e elaborando planos de desenvolvimento individual com seus colaboradores. Como consequência, certamente haverá uma melhora considerável no clima do ambiente de trabalho do seu negócio.

Então que tal conhecer a solução que está revolucionando o dia a dia de grandes empresas? Clique aqui e conheça o VIASOFT TALENTRH.

Para maiores detalhes da solução, solicite o contato de um de nossos especialistas.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

gestão participativa

Gestão Participativa: a estratégia das melhores empresas do mercado

Envolver a pessoas no que acontece na empresa é a base da gestão participativa.   Quem tem informação detém o poder. Mas não estamos mais na era em que, a todo custo, o...

Continue Lendo
sistema para gestão de pessoas

RH eficiente começa com sistema para gestão de pessoas especializado

O negócio evolui à medida que o RH entende a necessidade de um sistema para gestão de pessoas que conhece a realidade da empresa.   Profissionais de RH dedicados a...

Continue Lendo
circular CAIXA

eSocial: Nova Circular CAIXA com orientações sobre FGTS é publicada

Alterada a data de obrigatoriedade do uso da nova guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS durante período de adaptação ao eSocial.   A Caixa Econômica...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.