Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender? - VIASOFT

O Brasil se destaca como um grande produtor de algumas commodities como: café, soja, e minério de ferro. Se por um lado o país se beneficia do comércio dessas mercadorias, por outro, se torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente.

Commodities são negociadas na bolsa, sendo assim, os preços são definidos pelo mercado internacional.

O produtor agrícola enfrenta riscos de produção e de preços que, além de causarem insegurança na sua própria atividade, podem provocar instabilidade em todos os setores produtivos. O preço de um produto oscila por motivos micro e macroeconômicos. Oferta e demanda são a base das oscilações de preço.

Com o tempo, agentes de mercado como fornecedores de insumos e agroindústrias começaram a garantir preços futuros e o produtor rural percebeu que era a hora de mudar a estratégia de plantio. Ao invés de plantar para depois vender ele podia vender para depois plantar.

Com o aumento da renda do produtor rural, é possível observar novos investimentos em tecnologia.

A crescente inserção do agronegócio no cenário mundial tem levado seus agentes a utilizar mecanismos de gestão de risco e de preço. O mercado futuro é uma forma de propiciar segurança em meio a tantos riscos para o produtor e para a indústria agro-processadora. Não é uma oportunidade de aumentar o retorno financeiro mas sim reduzir o risco de perdas. Uma proteção de preços que garante ao produtor negociar o limite da operação e conseguir o mesmo valor no momento em que encerrar sua operação na bolsa.

Assim,  o produtor garante lucro para investir mais em tecnologia a favor do agronegócio. Um investimento essencial para todo tipo de agronegócio é numa solução completa e especializada que agiliza os processos nas lavouras,  ajudando o produtor a analisar e gerenciar os mais diversos resultados. Por isso, torna-se indispensável às empresas buscar aprimoramento das operações e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN,

Quer saber mais?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.