Colaboradores da Viasoft conhecem mais sobre Apac - VIASOFT
Viasoft – É sempre muito importante conhecer alternativas ao tradicional, porque a evolução nasce das ideias bem desenvolvidas.

E foi pensando fora da caixinha que o sistema prisional com menor índice de reincidência à criminalidade nasceu em 1973, em São José dos Campos, criado pelo advogado e escritor Mário Ottoboni.

Na manhã da quinta-feira, os colaboradores da VIASOFT tiveram acesso a um pouco mais de informações sobre a metodologia da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que constrói uma trajetória de sucesso para a recuperação das pessoas que cumprem penas judiciais em regime fechado ou semiaberto.

Entre os dados que mais chamaram atenção está o índice de recuperação dos detentos. Apenas oferecendo dignidade, trabalho, escola e integração familiar aos recuperandos, a associação consegue com que cerca de 90% das pessoas que cumprem pena em seus Centros de Reintegrações Sociais não tenha reincidência ao crime, enquanto o sistema prisional tradicional recupera pouco menos de 15%.

Presidida por Rosa Maria Pelegrini e em funcionamento efetivo há 2 anos, Pato Branco possui uma unidade com capacidade para atender até 20 pessoas. Aos detentos, as diferenças entre os dois sistemas, metodologia APAC e tradicional, são facilmente perceptíveis, e eles tendem a se comportar da mesma forma como são tratados. Tanto que, ao precisar subir os muros da instituição para a colocação de uma grade, eles mesmos o fizeram.

Durante a explanação também foi explicado que este tipo de tratamento humanitário ao detento custa um terço daqueles que estão inseridos no sistema prisional comum, trazendo ainda economia aos cofres públicos.

Para que seu funcionamento ocorra, a Apac conta com convênio com governo do Estado e ajuda da sociedade civil, mas, conforme Rosa, é bastante difícil conseguir trabalho voluntário, doações ou mesmo vender rifas e produtos para um instituição que lida com pessoas que, em algum momento da vida, cometeram crimes. “Mas as pessoas não são objetos imutáveis, elas se transformam diante das situações. Ninguém foge do amor”, refletiu Gilson Feitosa, vereador que está envolvido desde o início da implementação da associação em Pato Branco e também esteve presente para ajudar na explanação.

Por Mariana Salles

Viasoft

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Podcast SegCast: ouça sobre o projeto que prevê vigor da LGPD já em agosto

No dia 19/05, foram votadas no Senado as mudanças propostas pelo PL 1179/2020 que, além de outras implicações, trata sobre a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados...

Continue Lendo
Conte com um sistema especialista para uma gestão de estoque mais eficiente

Gestão de Estoque: sem um software especializado sua eficiência operacional é comprometida

Um operador vai até o estoque verificar um pedido, procura pelo produto, mas não o encontra e então envia uma mensagem aos responsáveis dizendo que aquele produto deve...

Continue Lendo

MP 936/2020: perguntas e respostas

Imagem: Ministério da Economia   Por: Priscila Arraes Reino   O jornaldiario.com.br elencou 36 perguntas e respostas sobre a MP 936/2020: medida provisória que pretende...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.







Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.








Não, obrigado.