Centrais de compras: evite falhas de comunicação com os supermercados

Centrais de Compras

Se você tem um supermercado e, é associado com as centrais de compras, em alguma altura dessa parceria você já deve ter passado por algum problema causado justamente por falha de comunicação.

É estranho pensar numa situação onde não haja comunicação nos dias de hoje, no mundo corporativo então, é impossível até de imaginar, afinal vivemos no mundo conectado, onde (quase) qualquer negócio pode ser feito online.

As centrais de compras, ou de distribuição, têm a comunicação no cerne do seu princípio lucrativo, pois são varejistas que se juntam para obterem melhores negociações com o fornecedor. Na central da qual o seu supermercado participa, certamente, isso tem funcionado, pois ao entrar em contato com o fornecedor, aliado a vários outros comerciantes como você, a sua remessa de compras acaba sendo muito maior e por consequência, o seu poder de barganha também.

Se as conversas com a indústria e distribuidores são um sucesso, onde acontece a falha na comunicação?

Atenção! Esta é uma falha interna que ocorre entre os associados e a própria central.

Como você faz o pedido das mercadorias as centrais de compras? Provavelmente por e-mail, whatsapp, ou liga diretamente para o gerente, pela garantia de que nada da sua encomenda seja ignorado por alguma falta de atenção. São vários os meios, e inclusive, é possível checar se a sua mensagem foi visualizada.

No entanto, você pode perceber que essa interação acontece de um modo extremamente informal, o que é aceitável, já que tudo decorre entre sócios. Mas seguramente, este não é o mesmo método usado para fazer o pedido das compras diretamente ao fornecedor, não é mesmo? Até porque no momento da compra propriamente dita, o fisico entra em cena e tudo tem que ser registrado e verificado com o máximo de apuração.

Na hora de fazer pedidos as centrais de compras, portanto, você até pode confiar nos seus sócios, mas não deveria confiar tanto na sua memória. A informalidade no trato das demandas entre os associados deu origem aos problemas de comunicação, porque ela é feita sem um registro automatizado, isto é, o que você solicita da central, por e-mail ou telefone não é lançado automaticamente num sistema de informações, para que seja computado e automaticamente atendido e, o que resulta dessa falta de automação nos processos são os infortúnios de, mais tarde, ver o seu estoque com furos, ou lotado de produtos que não são os que você pediu, ou ainda, deixar de vender porque a marca que chegou não era a que você queria.

Mas se AUTOMATIZAÇÃO é a solução para esse problema de comunicação, pode ter certeza que a tecnologia já está resolvendo tudo isso com o máximo de competência.

Quer saber mais? Confira nesse infográfico exclusivo, como a tecnologia está otimizando os processos das centrais de distribuição e deixando falhas como essa para trás.

 

 

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