Num cenário cada vez mais competitivo, indústria e comércio estão fazendo as pazes ao melhorar suas relações comerciais por meio da cadeia de suprimentos. Veja aqui como tirar maiores vantagens disso.

Para atender melhor ao mercado, tendo condições de gerenciar de uma forma cada vez melhor as operações nas lojas, sabendo as necessidades e demandas dos clientes e as horas certas em que o cliente fica sem o produto e qual o melhor momento para preencher os estoques, as indústrias estão com foco intensivo em tecnologia para melhor configurar sua cadeia de suprimentos.

Afinal, para atender às necessidades dos clientes nas horas certas, é preciso também ter as próprias necessidades supridas, para não haver rupturas de estoque nos momentos impertinentes. Gerir a cadeia de suprimentos numa indústria consiste em saber como melhor trabalhar a interseção do negócio entre os fornecedores e os clientes.

Trata-se de ter pleno conhecimento das necessidades dos clientes para saber como melhor gerir as próprias necessidades: um autocontrole. As principais falhas em empresas de manufatura são em consequência de fatores relacionados a isso.

 

Autocontrole ou gestão da cadeia de suprimentos: não deveria ser uma operação básica nas empresas?

_______________________________________________________________

 Cadeia de suprimentos

Os controles necessários ter autocontrole podem ser encontrados todos em uma solução, clique e confira.

_______________________________________________________________

 

O que faz uma indústria ser líder no setor em que atua é o seu nível de integração com a cadeia de suprimentos da qual faz parte como fornecedora e, para isso, obviamente, é preciso haver uma integração da indústria com seus próprios fornecedores. Nesse caso: a indústria tem que pensar: “minhas necessidades primeiro”.

 

Integração é chave para melhoria na gestão da cadeia de suprimentos

 

Essa necessidade de maior integração na cadeia de suprimentos está modificando a forma das indústrias fazerem negócios, estimulando os fornecedores a oferecerem seus produtos/materiais de forma mais rápida, mas não num ciclo de acumulação, em casos que geralmente vários lotes de materiais se perdem por chegarem ao seu prazo de validade.

Nessa feita, os fornecedores se dedicam a antecipar as necessidades do seu cliente a fim de atendê-las na hora pertinente, de forma que esse cliente nunca realmente tenha que resolver um problema de ruptura de estoque, seja a loja, por fornecimento do produto, seja a própria indústria por falta de materiais para dar seguimento à produção.

 

Uma cadeia de suprimentos em sintonia com o ritmo do negócio

 

É aquela formada por fornecedores confiáveis. E para, tanto ser um fornecedor confiável, quanto ter fornecedores confiáveis, é preciso que haja um fluxo de informações que seja igualmente confiável.

Para que seu fornecedor saiba quando prover os estoques da fábrica, antes de tudo, o administrador da indústria deve saber ao certo, tudo que é necessário para a produção, a cotação dos preços e prazos do fornecimento dos materiais, para que sejam eleitos os fornecedores mais convenientes e, que esses saibam qual o seu ciclo produtivo e em que momentos devem fazer as entregas.

Para que esse fluxo seja feito de informações precisas e confiáveis é dever do administrador, também, exercer uma gestão pautada por dados consistentes que só se obtêm por meio de cadastros específicos, completos e integrados.

Isso é garantido por ferramentas com campos específicos para cadastros de produtos e materiais detalhados, um ERP para indústria pode fornecer funcionalidades de MRP que é exatamente o que a gestão da cadeia de suprimentos exige para garantir eficiência na gestão industrial e relações de total confiança entre empresas e fornecedores.

VIASOFT KORP é um ERP para indústria ideal para essa e várias outras operações em empresas de manufatura.

Conheça essa e outras funcionalidades do ERP: acesse o site do VIASOFT KORP.

Dúvidas ou sugestões? Fale com um dos nossos especialistas, basta preencher esse formulário: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/ e nós entramos em contato.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

kpis

KPIs: A maneira mais eficiente de medir a performance da sua empresa.

KPIs (indicadores de desempenho) são ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho da empresa e dos colaboradores, através de  resultados que se dividem em:...

Continue Lendo
logística reversa

Logística Reversa e a importância de valorizá-la

Mais do que nunca, o mundo encontra-se consciente sobre os impactos do consumo desenfreado e do descarte inadequado de resíduos. Por isso, cada vez mais, a Logística...

Continue Lendo
commodities

Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender?

Commodities, essa palavra pode ser definida como “mercadorias”. Essas que são produzidas em larga escala e comercializadas em nível mundial. As commodities são...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.