BLOCO K – saiba o que é e quais os prazos da obrigação

Quando você ouve falar em Bloco K e seus 21 registros, adequações, prazos e multas, sente-se como se estivesse lutando contra um dragão de 21 cabeças?

Realmente, esse “dragão” tem preocupado os empresários das áreas industriais e atacadistas com seus olhos voltados para o controle da produção e do estoque.  Contudo o que queremos te contar neste artigo é que, com conhecimento e a ajuda certa, este “bichinho” pode ser domesticado com mais tranquilidade. Vamos descobrir como?

  1. Para amansá-lo, você precisa conhecê-lo

O Bloco K é um módulo integrante do Projeto SPED para receber informações da produção nacional. Com a obrigação do SPED Fiscal, o Fisco passou a controlar detalhadamente as entradas (compras) e saídas (vendas) dos contribuintes do ICMS/IPI.

Entretanto, para saber como era desenvolvido o processo produtivo das empresas, foi criado o Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque (com 21 registros específicos), para que o governo tenha acesso ao processo produtivo e acompanhe a movimentação de cada item de estoque, cruzando os saldos apurados pelo SPED com os informados pelas indústrias em seu livro de inventário. Esse método tem como objetivo monitorar e impedir a sonegação fiscal.

  1. Não provoque o dragão, cumpra os prazos!

Até 2022, todas as empresas dos ramos exigidos deverão entregar os registros, correndo o risco de sofrer multas por atrasos!

A obrigatoriedade do envio não tem uma data definida para todas as empresas, mas varia de acordo com alguns fatores, que são:

  • Faturamento;
  • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

O primeiro item é utilizado para empresas com faturamento de no mínimo R$ 300 milhões (entrega iniciada em 01/01/2017). Para empresas com faturamento de R$78 milhões a entrega iniciou em 01/01/2018. A partir de 2019, a entrega obrigatória será programada por CNAE, não mais por faturamento.

  1. Para mantê-lo calmo, dê a ele o que ele precisa: as informações certas!

Para domesticar o dragão, ou melhor, para que a sua empresa se adeque ao Bloco K é fundamental que ela reúna as informações relativas ao seu processo produtivo, como: quantidade de produtos produzidos, materiais consumidos, produção de terceiros, movimentações internas de estoques não relacionadas à produção, posição do estoque relativa à produtos, matérias-primas e lista de materiais padrão, entre outros.

Por isso é necessário adequar todo o processo de produção e estoque para que essas informações fiquem disponíveis.

Ou seja, mais do que prestar as informações ao Fisco, a empresa precisa se adequar internamente para conseguir reunir tais informações com agilidade e confiabilidade de dados.  Para isso é essencial conhecer os requisitos do Bloco K e, paralelamente, realizar um mapeamento de todos os detalhes do processo de industrialização, terceirização e estocagem.

O que isso significa?

Significa que a sua empresa não precisa e nem deve enfrentar o dragão sozinha.  Uma ferramenta especializada no segmento capaz de organizar e transmitir todas essas informações com eficiência e eficácia, junto com uma equipe de especialistas que conhece a fundo as exigências do Bloco K é a maneira mais tranquila e confiável de fazer as pazes com o bichinho.

Para te ajudar, preparamos um material com um passo a passo detalhado:

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

WMS VIASOFT FORLOG: armazenagem segura e inteligente

Um Armazém não permite erros, é por isso que a Logística é o berço de diversas inovações tecnológicas levadas, inclusive, a outras áreas. A cadeia de suprimentos exige...

Continue Lendo
Roteirizador de entregas

Roteirizador de Entregas VIASOFT CONSTRUSHOW: Economia e rapidez à sua loja

Sabemos que a entrega do produto é muito mais do que levar as mercadorias de uma origem a um destino. Para eliminar todas as dificuldades e percalços desse trajeto...

Continue Lendo

Publicada CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019

CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019 Dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.