Dia 26 de dezembro é o dia oficial das liquidações das sobras. É por isso que mesmo na ressaca do Natal, os supermercados devem se preparar – e com afinco – para mais um aumento de vendas considerável.

Há dois dias atrás, na véspera do natal, os produtos que mais apresentaram aumento de vendas, como já vinha acontecendo na última semana em antecedência a data especial, foram os seguintes:

  • Peru e Chester;
  • Espumantes;
  • Vinho;
  • Cerveja;
  • Azeite e outros condimentos;
  • Chocolates e doces;
  • Frutas de época.

Agora, entretanto, com o feriado religioso já comemorado, talvez a lista continue a mesma nesse dia de “ressaca”, com o acréscimo de alguns artigos que não tiveram uma saída tão pronunciada nas vésperas.

Hoje é a chance para os supermercadistas empurrarem para o aumento de vendas, aqueles artigos que prometiam volume de saídas e não mostraram grande desempenho. E como eles aproveitarão essa oportunidade? Confira.

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aumento de vendas

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O período do Natal é sinônimo de aumento de vendas em supermercados de todo o mundo. Isso vale tanto para as vésperas, quanto para os dias que vêm a seguir ao Natal, principalmente o primeiro dia seguinte.

Em países da Commonwealth (países de maioria de língua inglesa), é comemorado um feriado, no dia 26/12, conhecido como Boxing Day, que para o varejo, é o equivalente a um segundo Natal ou a uma segunda Black Friday, porque vários itens são disponibilizados sob grandes descontos e o aumento de vendas é, também, bastante acentuado.

 

Aumento de vendas depois do Natal

 

Essa é a oportunidade, portanto, para os supermercadistas colocar em evidência aqueles artigos que não tiveram grande saída, tal como, é para os consumidores a chance de fazer uma cesta farta com os itens que, devido ao preço altíssimo não puderam estar presentes na ceia de Natal.

Hoje, para os estoques que não saíram até o Natal, os varejistas estão reduzindo preços em até 75%. Dessa forma, o aumento de vendas para esses artigos é mais do que certo. E para supermercados, o aumento de vendas nunca acontece somente para a faixa de produtos colocada em liquidação, por isso, a organização das operações e das equipes deve continuar a mesma que para o Natal, ou até mais, porque podem aparecer, até mesmo, aqueles consumidores que evitaram os estabelecimentos maiores nos dias de mais agitação.

 

Aumento de vendas pós-Natal abrange itens da cesta de natal entre vários outros

 

Sob vários e acentuados descontos, o aumento de vendas vem mediante a reorganização muito rápida das gôndolas e a reprogramação dos preços em várias categorias. Alguns supermercados, no entanto, não baixarão preços em algumas seções, simplesmente, porque isso exige agilidade extra em reorganizar as movimentações de fim de ano, e torna-se quase impossível ter que mudar preços e disposições de produtos agora, para ter que fazer tudo novamente no último dia do ano.

E no seu supermercado, vai haver liquidações pós-Natal, ou já está muito apertado para se rearranjar no fim de ano?

Não perca nenhuma oportunidade de aumento de vendas nesse fim de ano, e nem em nenhuma outra época.

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