Com a atual situação do mercado de trabalho, é necessário que os funcionários e empreendedores saibam lidar com as adversidades. Veja neste artigo como enxergar o lado positivo da crise e faça sua empresa crescer
APRENDA A ENXERGAR O LADO POSITIVO DE TODA CRISE

Uma crise de mercado e política como esta pela qual estamos passando é como uma turbulência em um voo. Nada como uma turbulência para nos tirar da “zona de conforto”, do nosso plano de cruzeiro que nos leva literalmente a “dormir a bordo”. Enquanto não passa a turbulência, ficamos de olhos bem abertos e começamos a repensar em tudo na vida. Assim também é nas empresas. Nesta hora paramos para repensar nossas estratégias de mercado e buscar saídas para minimizar a situação de desconforto. É uma grande oportunidade para corrigirmos nossa rota, reduzirmos gastos, buscarmos alternativas, darmos maior atenção aos nossos clientes, negociarmos com fornecedores, enfim, melhorar nossa eficiência.

O Brasil tem um pecado crônico, que é a falta de produtividade. Em parte, se deve à acomodação dos empresários, e, em parte, à ineficiência governamental. Nós, empreendedores, temos que fazer nosso papel, que é aumentar nossa produtividade, hoje equivalente a um quinto da produtividade norte-americana. Um projeto que nos Estados Unidos precisa de 20 pessoas para ser executado, no Brasil precisa de 100. Acredite se quiser, mas é a estatística. Pior ainda é saber que essa proporção era a mesma há 50 anos. Nós jogamos fora 50 anos de vida do nosso País. Esta realidade nos força a repensar nosso modelo de país e de negócios. Como é mais difícil mudar o País, podemos mudar nosso negócio e aumentar radicalmente nossa produtividade.

A primeira medida é investir na contratação de uma equipe melhor e mais capacitada,o que, convenhamos, já não é fácil. Minha constatação: está mais fácil encontrar mão de obra de qualidade com a crise. Este é o maior investimento de qualquer empresa. Em seguida, treinar profundamente a equipe para que se torne eficiente. Não costumamos treinar muito, e isto faz as empresas perderem tempo e dinheiro. Um bom treinamento acelera o aproveitamento e é um ótimo meio de avaliação.

Isso vale muito para as franquias, meu principal objeto de estudo durante minha carreira como consultor e investidor. A maioria “investe” em treinamento superficial, o que é um erro fatal para o desenvolvimento da rede. Em um treinamento aprofundado, pode-se avaliar com mais cuidado o candidato e até chegar à conclusão de que não tem o perfil para ser um bom franqueado, evitando um problema futuro muito mais grave. Crescer na crise é a grande oportunidade que o mercado oferece para os mais corajosos e bem preparados. É a oportunidade de encontrar e negociar melhores pontos comerciais, negociar o investimento em equipamentos e instalações, e até os meios de comunicação.

Como crescer em uma hora em que quase todo mundo está com o pé no freio? Aí é que aparecem as diferenças de lideranças. O empresário corajoso sabe tirar proveito da crise, enquanto o empresário medroso se esconde do mercado, reza para a crise passar logo e não enfrenta o problema. As crises passam e as empresas que souberem tirar proveito delas, estarão muito mais preparadas em épocas mais calmas. Quando o mercado começar a reagir, estarão mais tranquilas para continuar a crescer, sem o desespero de recuperar o tempo perdido, que leva muitas empresas a só crescerem nos períodos bons, mas sem qualidade, e recuarem ou estagnarem nas épocas difíceis. Como a crise afeta muitos empregos, apareceu uma grande oportunidade no setor de franquias.

As pessoas precisam montar negócios para ter renda e aproveitam para investir as poupanças. É hora de estar de braços abertos para recebê-los. Só não é uma boa hora para pegar empréstimos, pois junto com a crise vem o aumento dos juros. E, nesse momento, o seu risco aumenta muito com este “sócio” indesejável. O ideal agora é buscar recursos com franqueados e com fornecedores, seus parceiros de negócios e de investimentos reduzidos. Sucesso!

Fonte Gestão & Negócios

VIASOFT – APRENDA A ENXERGAR O LADO POSITIVO DE TODA CRISE

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

gestão de compras

A gestão de compras depende da gestão do estoque e da integração de setores

Gestão de compras, quando efetiva, é estratégica. Mas não é possível gerir comprar sem excessos ou desperdícios sem integração dos setores e sem um controle de estoque...

Continue Lendo
estoque

Materiais para Construção: Evite prejuízos com a gestão de estoque

O estoque de uma empresa é dinheiro guardado por isso mesmo ele deve ser muito bem cuidado. Ele é importante para que a empresa consiga atender seus clientes de...

Continue Lendo
Controle de produção

Maximize o controle de produção otimizando seus planos de corte

Softwares que proporcionam total controle de produção: na indústria é sempre hora para falar sobre eles. Quando se fala em tecnologia o assunto acaba chegando em...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.