A prioridade da sua loja deve ser fidelizar clientes, além de atrair novos - VIASOFT

A missão de fidelizar clientes não se resume a proporcionar um “bom” atendimento. Porque, muitas vezes, “bom” significa mediocridade.

 

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Foi a conclusão do gerente geral de uma das maiores lojas de departamento no Norte do Paraná, quando decidiu direcionar esforços para fidelizar clientes. Ele percebeu que somente tentar atrair pessoas novas é trabalhar com a incerteza.

____________________________________________________

fidelizar clientes

Descubra como a solução certa potencializa os resultados da sua loja: conheça o VIASOFT VISION.

____________________________________________________

Mas espere aí. Não estamos dizendo que atrair pessoas novas não é importante para seu negócio. Na verdade, o grande problema está em focar nisso (e só nisso) e esquecer de quem pode ser seu “cliente fiel”. Subestimar o poder de fidelizar clientes é o que você não quer fazer, acredite.

Uma pesquisa do Grupo Gartner (divulgada pela Revista Forbes) apontou que 80% do faturamento futuro das lojas depende de apenas 20% das pessoas que já compram nela. Então negligenciar isso é comprometer a saúde do seu negócio.

E vale lembrar que, não importa se você tem o melhor produto e melhor preço da região, os clientes não têm obrigação de comprar com você. Pelo contrário, você deve merecer a fidelidade deles continuamente. E para alcançar isso, lembre-se de evitar isto:

 

O diferencial do atendimento se resume à “boa educação”

Bom não é excelente. E fidelizar clientes pressupõe que as pessoas que frequentam a sua loja tenham a melhor experiência possível. Se isso não acontecer, você será só mais um na lista delas.

Incentivar a sua equipe de atendimento a ir além da educação e explorar o território da gentileza é o que causará marcas positivas na experiência do consumidor.

Experimente aliar isso a cartões e brindes de aniversário personalizados para quem você sabe que vai sempre à sua loja. Além de conquistar essa pessoa, você vai alcançar os amigos dela, que ficarão interessados nas recomendações à sua loja.

 

Você presume conhecer as preferências dos clientes e dá tiros no escuro

Não saber como eles pensam é o caminho certo para acabar com suas chances de fidelizar clientes um dia.

Recentemente, a Universidade de Harvard conduziu uma pesquisa sobre varejo com resultados inusitados: 80% das empresas entrevistadas tinham certeza de que seus serviços e produtos eram superiores à média. Mas, ao mesmo tempo, apenas 8% de seus clientes concordavam com isso.

Achar que conhece o comportamento e desejo dos consumidores é se deixar conduzir pelo senso comum e gerar um sem fim de fracassos nas ações de venda.

 

Não há como fidelizar clientes se sua loja não ouve o feedback deles

Ouvir seus clientes faz parte de conhecer as preferências deles e direcionar melhor seus esforços. Mas tenha cuidado: ouvir o que eles pensam da sua loja e outras sugestões, mas não tomar atitude nenhuma, é continuar na estaca zero.

E se tem uma coisa que um consumidor quer é ser ouvido. Isso cria uma experiência de compra positiva que não só ajuda a fidelizar clientes, mas a atingir novos. Funciona assim: clientes fiéis têm 55% mais chances de recomendar a sua marca para amigos e familiares, aumentando muito a rede de consumidores.

Pesquisas de opinião, ou mesmo perguntas a quem mais vai à sua loja, são úteis para se manter atualizado sobre o que as pessoas pensam dos seus serviços e produtos. E lembre-se: faça alguma coisa a partir disso.

 

Não esqueça de inovar!

O varejo do futuro não precisa ser “do futuro” para você. Ele pode ser a realidade que potencializa os resultados do seu negócio.

O que acha de conhecer uma solução tecnológica que te auxilia a analisar (e até prever) o comportamento dos clientes da sua loja, além de otimizar a sua equipe de atendimento?

Saiba mais sobre o VIASOFT VISION e descubra como se destacar com as melhores práticas de gestão.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Soft Cave meetup

Soft Cave MeetUp #3: Falamos sobre o desenvolvimento da nossa rede social corporativa

O Soft Cave MeetUp dessa segunda-feira, 21/10, trouxe a talk “Escalando Node.JS na Amazon”. Com a palavra, o Viasofter Jose Luiz Tafarel, coordenador de desenvolvimento...

Continue Lendo

Viasoft Connect – A importância das agritechs no desenvolvimento do agronegócio

Junior Rodrigues, consultor comercial da CBC Agronegócios.   Grandes nomes do agronegócio brilharam nos palcos do Viasoft Connect 2019. Eles compartilharam suas...

Continue Lendo
Itamir Viola Viasoft Connect

Itamir Viola: idealizador do maior evento de inovação aplicada aos negócios do Brasil, o Viasoft Connect.

Itamir Viola: o fundador e presidente da Viasoft fez do Viasoft Connect um dos maiores eventos de inovação aplicada aos negócios do Brasil. A próxima edição já promete...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.