As melhores empresas para trabalhar já entendem que precisam de práticas simples, mas eficazes para um clima organizacional saudável.

 

Gestores que se consideram “durões” e preferem a moda antiga de encarar o trabalho não acreditam, mas o clima no ambiente de trabalho tem grande peso na produtividade e engajamento dos colaboradores.

Continuar ignorando isso e permanecer com atitudes nocivas ao clima organizacional é o mesmo que tomar um frasco de veneno acreditando ser imune a ele.

_____________________________________________________________

clima organizacional

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa. Conheça o VIASOFT TALENTRH.

_____________________________________________________________

As melhores empresas para trabalhar, no entanto, já entendem isso e criam condições para que os colaboradores se sintam bem, tenham mais iniciativa, sejam mais inovadores e, principalmente, gostem de seu trabalho.

Por isso, saber quais são as atitudes mais prejudiciais ao clima organizacional da sua empresa pode ajudar a reverter um cenário caótico. Confira quais são elas:

 

1 Não proporcionar perspectivas de crescimento aos colaboradores

Qualquer sinal de estar “estacionado” na carreira gera indiferença e desânimo com o trabalho atual.

73% dos profissionais quer trabalhar com algo que faça a diferença e os permita crescer profissionalmente.

Se a sua empresa não desenvolve os colaboradores, eles encontrarão essa oportunidade em outro lugar. No seu concorrente, quem sabe.

 

2 Não incentivar a interação entre os times

Parte de um clima organizacional saudável são boas relações entre setores da empresa. Enfatizar o respeito às diferenças, além de atitudes colaborativas e solidárias é um impulso à saúde social da empresa.

Segundo especialistas em Gestão de Pessoas, a qualidade dos relacionamentos diz muito sobre a harmonia num ambiente de trabalho, e também afeta a qualidade dos trabalhos entregues.

 

3 Não otimizar a comunicação interna também prejudica o clima organizacional

Uma pesquisa da Panopto revelou que 70% das pessoas gasta pelo menos 6h por semana tentando descobrir como realizar alguma tarefa no trabalho. A dificuldade de acesso a informações essenciais gera atrasos que podem durar mais de três semanas e prejudicam o desempenho da equipe.

Por isso não otimizar o acesso dos colaboradores às informações que lhes são indispensáveis é irresponsabilidade e gera perdas financeiras de cerca de R$ 4,5 milhões às empresas.

Outras consequências recaem sobre o nível de estresse no trabalho e confiança das equipes em relação à liderança que, dessa maneira, mais dificulta do que facilita o fluxo de trabalho.

 

4 Não realizar pesquisas eficientes sobre o clima organizacional

Promover pesquisas habituais sobre o clima organizacional possibilita um diagnóstico real de problemas que precisam ser resolvidos.

Além disso, isso abre espaço para que os colaboradores se expressem e, a partir do ponto de vista deles, melhorias efetivas sejam feitas.

Mas cuidado: realizar pesquisas sobre o clima organizacional e não fazer nada a partir disso é descaso com as equipes. Além de ouvir o que as pessoas têm a dizer, é preciso tomar atitudes que gerem melhores resultados. Ainda que algumas alterações pareçam pequenas, podem ser a diferença entre a saúde e o fracasso do clima de trabalho.

 

Trabalhe com parceiros de verdade

Questionários impressos dificultam mais do que ajudam as pesquisas de clima organizacional. Por isso uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas pode contribuir muito.

Com ela, é possível envolver todos os setores e equipes da empresa, descentralizando a responsabilidade do RH e automatizando a agenda. Além disso, é possível criar e disponibilizar questionários em tempo real na própria plataforma, que envia notificações de prazos e gera pontuações automaticamente.

Quer saber mais sobre essa solução? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

rotina

Ocasiões em que você não deve sair da rotina na sua empresa

Seja alto ou baixo o movimento no seu supermercado, você sempre tem que estar preparado. A sua rotina é estar preparado, isto é, essa é a rotina da qual você nunca deve...

Continue Lendo
laticinios

Leite de búfala: Um nicho rentável para os laticínios no Brasil

Ele tem fama de mau, bravo e baderneiro do tipo que leva a cerca no peito e faz buraco na lama. Porém, o que se pode perceber é que o búfalo tem mais fama,...

Continue Lendo
projeção de resultados

Projeção de resultados: importa em qualquer tamanho e segmento de negócio

Não à toa, investidores bem-sucedidos têm “como Bíblia” as projeções das ações ao mesmo tempo em que prezam pela avaliação constante dos acontecimentos presentes: eles...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.