A comunicação interna pode ser estratégica ou fonte de prejuízos para uma empresa. E cabe à liderança escolher de qual lado ficar!

 

Os números são impressionantes! Segundo uma pesquisa da The Economist Intelligence Unit (braço de pesquisa da revista The Economist), cerca de 55% das pessoas passa pelo menos um dia da semana resolvendo problemas de comunicação interna no trabalho.

_______________________________________________________

comunicação interna

Não perca tempo! Conheça o VIASOFT TALENTRH: a solução que otimiza a comunicação na sua empresa e potencializa o fluxo de trabalho das equipes!

___________________________________________________________

E 28% dessas pessoas dizem acreditar que uma comunicação pobre é a principal causa de falhas na entrega de projetos e cumprimento de prazos.

Isso acontece porque muitas empresas deixam de lado os investimentos em comunicação, com a desculpa de que seus resultados são difíceis de medir e acreditando que ela deve acontecer naturalmente.

Mas o que muitos esquecem é que, sem uma boa comunicação interna, é impossível engajar colaboradores e a empresa se torna somente um grupo de indivíduos desconectados, preocupados apenas com seu próprio trabalho, e tomando direções bem diferentes das que a liderança gostaria.

É por isso que a comunicação numa empresa pode ser estratégica ou nociva à sobrevivência do negócio. E cabe aos gestores decidir em qual lado ficar!

Se você quer estabelecer uma comunicação estratégica na sua empresa, precisa evitar esses 4 erros mais comuns:

 

1 Não ter controle dos canais de comunicação na empresa

A comunicação interna informal pode gerar mais problemas do que você espera. É a partir dela que surgem os rumores e fofocas, que distorcem a mensagem que você quer passar para a equipe, geram mal-entendidos e diminuem a produtividade dos times. Basta pensar em quantos projetos atrasados você tem na sua lista e quantos conflitos já teve de resolver entre pessoas da mesma equipe!

E equipes que não se entendem, operações desintegradas, rotinas sem planejamento são só o começo dos prejuízos.

 

2 Manter uma comunicação interna no modo “cascata”

É comum em grandes empresas comunicar apenas os gestores das equipes sobre algo novo e então eles devem repassar o recado. Mas depender do recurso humano para espalhar sua mensagem é arriscado.

Até chegar em quem deve chegar, detalhes importantes se perdem e geram atrasos, tarefas que não saem como você gostaria e você ainda depende completamente de quem é responsável por repassar as informações.

E não é só isso: a baixa produtividade por falta de informações necessárias pode gerar perdas de até R$ 420 mil por ano às empresas. “De grão em grão a galinha enche o papo”, certo? Você pode somar cada atraso, cada retrabalho e confirmar esse resultado.

 

3 Ter uma comunicação de “mão-única”

A premissa é bem simples: para que o negócio vá bem é preciso falar, mas também ouvir. A comunicação de mão única é aquela em que você só informa os colaboradores e não ouve o que eles têm a dizer. Mas lembre-se disso: informar não é se comunicar! É preciso interação das duas partes para que a comunicação interna seja eficiente.

Além disso, você precisa considerar que os colaboradores enfrentam obstáculos todos os dias e podem contribuir com ideias novas para solucionar os desafios da organização e gerar benefícios reais. Por isso, ouça-os. Não subestime sua equipe!

 

4 Contar apenas com emails longos e enrolados

Uma das maneiras mais eficientes de acabar com a comunicação interna! 47% das pessoas não leem longos emails, com informações demais, enrolados e sem foco.

Insistir em “comunicar” dessa maneira é desperdício. Tanto do tempo de quem escreveu o email, quanto de quem se arrisca a ler quatro parágrafos de informação sem clareza. A estimativa da queda de produtividade com esse tempo perdido é de 25%. Vai continuar arriscando?

 

Evolua com a tecnologia para uma comunicação interna eficaz

Se você quer reduzir as perdas para sua empresa e ainda otimizar a comunicação, precisa das estratégias e ferramentas certas.

Com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, é possível potencializar a comunicação interna e garantir que a troca de informações entre os setores da sua empresa seja eficiente e segura.

Além disso, é possível controlar o compartilhamento de informações indispensáveis aos colaboradores, manter a equipe alinhada à visão da empresa e otimizar o fluxo de trabalho dos times.

A eficiência da comunicação interna pode aumentar em até 36% o rendimento de todo o negócio.

Então o que você está esperando para conhecer a solução especializada que está mudando o dia a dia das grandes empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.