Se a rotatividade na sua empresa está alta, as chances de você estar errando (muito) na seleção de pessoas são enormes!

 

O primeiro passo para evitar demissões recorrentes é ter um método eficiente para seleção de pessoas.

Já parou para pensar que contratar a pessoa errada pode custar bem mais do que você espera? Cerca de R$ 12 mil por contratação. E não são só os gastos com rescisão, mas com desperdício do tempo da equipe responsável pela seleção de pessoas e com todos os custos para substituição de quem foi embora.

_______________________________________________________

seleção de pessoas

Conheça o VIASOFT TALENTRH: a solução especializada em Gestão de Pessoas das melhores empresas.

_________________________________________________________

Mas é importante saber que o prejuízo não é só financeiro: se o processo de seleção de pessoas falhar e você contratar a pessoa errada, pode haver um desequilíbrio na equipe por conta de maus hábitos de trabalho trazidos pela “má contratação”, além de estresse gerado por sobrecarga de trabalho. Afinal, se a rotatividade é frequente, a perda de prazos e de qualidade de projetos também serão.

Por isso, se você quer evitar ter um processo de seleção de pessoas fracassado, preste atenção nestes erros e livre-se deles o quanto antes:

 

1 Não ter uma estratégia inteligente para atração de talentos

Os melhores profissionais não são atraídos somente por um salário alto, mas também por benefícios que estimulam a qualidade de vida, condições de trabalho diferenciadas e clima organizacional saudável.

Se sua empresa oferece tudo isso, mas não divulga da maneira certa, a seleção de pessoas também está fadada ao desastre. Para chamar a atenção das pessoas que sua empresa quer atrair, é crucial estar presente nos mesmos canais de comunicação que elas (como as redes sociais) e destacar os principais pontos da sua cultura organizacional. Use isso para se conectar com os candidatos certos.

 

2 Não estabelecer critérios prévios para a seleção de pessoas

Na hora de selecionar os candidatos, é comum que avaliadores muito atarefados se deixem influenciar pela urgência em preencher o cargo e pelo tempo curto para as entrevistas. E por isso acabam escolhendo a primeira pessoa que lhes parece competente.

O problema fica ainda maior quando o avaliador não conhece as características e habilidades que o cargo exige (boa comunicação verbal, capacidade para lidar com prazos, etc.), nem sabe qual é o perfil ideal de candidato. Então os riscos de contratar alguém que não tem nada a ver com a equipe atual são enormes.

 

3 Ter uma equipe de seleção de pessoas que não conhece a visão da empresa

Um cartaz na parede não garante que seus colaboradores conheçam (e vivam) a missão e objetivos da organização. Para que o processo de seleção de pessoas seja bem-sucedido, você precisa garantir que a equipe de avaliadores conheça bem esses pontos e ande segundo eles.

Do contrário, mais pessoas que não se encaixam na cultura da sua empresa serão selecionadas. E por falta de adaptação, deixarão a empresa tão logo perceberem isso, aumentando cada vez mais os custos com rotatividade.

 

4 Não investir em tecnologia

Seleção de pessoas com o auxílio do caderninho ou planilha de Excel deixa o processo vulnerável. O currículo de alguém que seria perfeito para o cargo pode “passar batido” e você contratar alguém “bom o suficiente”, que vai sair logo da empresa.

Mas com uma solução tecnológica especializada no assunto, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. Isso porque uma solução dessas monitora os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto.

Assim, é possível ter um processo de seleção de pessoas mais assertivo e ainda reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

Então o que acha de conhecer a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.