3 passos simples para fazer feedback com colaboradores - VIASOFT

A época de fazer feedback com colaboradores não precisa mais ser um pesadelo na sua empresa.

 

Para muita gente, a época de fazer feedback com colaboradores causa preocupação. Tanto para quem precisa ouvir, quanto para quem precisa falar.

E esse problema é só uma herança de anos de erros cometidos por gestores despreparados para lidar com suas equipes. A boa notícia é que a Gestão de Pessoas já percebeu esses “deslizes” e quer fazer diferente: além de preparar os líderes para esse momento, está adotando novas práticas.

Listamos aqui 3 fundamentos das melhores práticas de feedback com colaboradores para você garantir que não está pecando nessa área. Confira:

 

Seja frequente em fazer feedback com colaboradores

Não espere que as pessoas da sua equipe “adivinhem” o que você quer do trabalho delas, se você nem mesmo deixou isso claro.

Apontar erros e imperfeições depois que a tarefa está feita e cobrar um resultado que não foi definido antes também acaba com a motivação das pessoas.

Por isso, a melhor maneira de evitar um cenário assim é mantendo feedback com colaboradores uma iniciativa contínua: assim eles se mantêm por dentro do que você espera do desempenho deles e numa constante de crescimento que beneficia a equipe também.

 

Trabalhe no terreno da imparcialidade

Infelizmente, muitos gestores esquecem do que é óbvio: o momento de feedback com colaboradores não é hora de jogar sobre eles as opiniões pessoais. Esse é o momento de deixar para fora da porta qualquer diferença de personalidades e temperamentos.

Trabalhar com a imparcialidade significa se ater aos pontos que influenciam o trabalho do profissional, dentro da empresa. Se algum comportamento precisa mudar para melhorar o desempenho e ter resultados melhores, então é hora de falar sobre isso.

Mas lembre-se de não se deixar levar por impressões e opiniões sobre vida pessoal.

 

Não caia no contexto do julgamento

Outra coisa que feedback com colaboradores não é, é momento de listar tudo o que as pessoas fizeram de errado, ou não tão bom, e deixar que lidem sozinhas com isso.

O objetivo real de um feedback é dar condições para que as pessoas se desenvolvam profissionalmente e, dessa maneira, ajudem a empresa a crescer também. Por isso, se limitar ao que está “errado” é matar aos poucos a motivação dos profissionais e, se for assim, não ter nenhum feedback seria melhor do que um momento de julgamento.

Então o que você precisa fazer durante o feedback com colaboradores é, sim, apontar o que precisa ser melhorado, mas também trabalhar para fortalecer os pontos fortes deles. Isso porque potencializar as forças dos profissionais gera resultados muito melhores do que se limitar às suas fraquezas.

 

Saiba como a tecnologia trabalha ao seu favor

Acompanhar de perto o desenvolvimento de todo mundo é uma tarefa quase impossível.

Por isso uma tecnologia especializada em Gestão de Pessoas pode ser a solução. Com ela, é possível realizar feedback com colaboradores de maneira constante, registrando tudo numa plataforma única que permite acompanhar a jornada de crescimento de cada um, em tempo real.

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