Você conhece a Gestão do Conhecimento?

A gestão do conhecimento é um tema muito importante nas empresas.É muito mais comum do que você pode imaginar: em pleno século XXI, muitos empresários ainda são reféns do talento individual daquele colaborador ou daqueles poucos colaboradores que se destacam no meio da equipe por seu talento individual acima da média. Normalmente, esse profissional é […]

A gestão do conhecimento é um tema muito importante nas empresas.É muito mais comum do que você pode imaginar: em pleno século XXI, muitos empresários ainda são reféns do talento individual daquele colaborador ou daqueles poucos colaboradores que se destacam no meio da equipe por seu talento individual acima da média.

Normalmente, esse profissional é a referência da equipe. Sempre que existem dúvidas, todos perguntam para ele. Os clientes sempre querem ser atendidos por ele. É ele também que cria e modifica processos e detém todas as informações importantes. Ou seja, o conhecimento acaba se tornando propriedade na mente dessa pessoa quando, na verdade, deveria ser organizado e disseminado para que todos os colaboradores pudessem aprendê-lo e replicá-lo.

Mas e se esse supercolaborador, por motivos pessoais e por novas oportunidades, se desligar da sua empresa?

Certamente vai levar consigo tudo o que sabe, deixando um grande buraco técnico e uma equipe que, certamente, não vai ter certeza do que fazer e como fazer para resolvê-lo.

Não seja Refém!

Você como empreendedor terá uma vida muito mais tranquila se ficar atento e souber usar ferramentas e mecanismos que garantam que o conhecimento gerado por cada funcionário fique registrado na sua empresa e possa ser propagado, no presente e no futuro.

Quer saber como fazer isso?

Invista na Gestão do conhecimento!

O que é?

A gestão do conhecimento é a ideia de que todo o conhecimento que parte de colaboradores pertence também a sua empresa. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

A gestão de conhecimento é necessária em virtude do conhecimento existente na empresa, na mente das pessoas, nos departamentos e processos executados. Esse tipo de gestão consiste numa maneira de estruturar as atividades organizacionais no ambiente interno e externo, como um gerenciamento corporativo.

Ela visa tornar acessível grandes quantidades de informação organizacional, dando vida aos dados soltos e transformando-os em informação essencial.

Como colocar a gestão do conhecimento em prática?

Se tomar o conhecimento como o elemento central para a transformação e a inovação corporativa, certamente a sua empresa terá um diferencial competitivo.

O grande segredo disso tudo é que a principal fonte de informação na gestão do conhecimento está na própria empresa. A chave está na estratégia de obtenção dessas informações junto aos colaboradores e na utilização de ferramentas e tecnologias de comunicação.

Nesse contexto, o papel do gestor é fundamental, porque é ele que fará a intermediação entre a inovação e as ferramentas tecnológicas, possibilitando a construção dos conhecimentos e envolvendo os colaboradores, a fim de implantar práticas colaborativas.

Qual o papel da Tecnologia da Informação na Gestão?

Embora a gestão do conhecimento seja uma abordagem para tratar de processos, pessoas e informação, seu vínculo com a tecnologia é bastante forte. A T.I. tem hoje o papel de desenvolver e implementar tecnologias que forneçam suporte à comunicação empresarial e à troca de experiências e ideias. As pessoas devem se sentir motivadas para formar e participar de grupos e redes formais e informais, como forma de difundir as melhores práticas e lições aprendidas.

O que vemos comumente nas empresas é que a Tecnologia da Informação fornece suporte aos processos, porém deve-se buscar alinhá-la em uma nova posição: a de suporte às competências. Ou seja, a Tecnologia além de suporte aos processos, deve ser criadora de planos de comunicação e de formas de aprendizagem!

A produtividade da equipe vai aumentar à medida que a empresa lhes oferecer ferramentas adequadas, por meio da adoção medidas inovadoras de otimização do trabalho.

Em termos de ferramentas existem diversas que podem auxiliar na gestão do conhecimento.

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