Frente de caixa que afasta clientes até em dias de liquidação

Lentidão em frente de caixa é intolerável, pois ofusca todos os bons atributos de um supermercado. É uma falha que bloqueia o aumento do fluxo de clientes mesmo em liquidações: o que aumentaria em média 30% em condições normais cai para 15% chegando a apenas 7%, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, porque […]

Supermercados , Viasoft |
Por

Lentidão em frente de caixa é intolerável, pois ofusca todos os bons atributos de um supermercado. É uma falha que bloqueia o aumento do fluxo de clientes mesmo em liquidações: o que aumentaria em média 30% em condições normais cai para 15% chegando a apenas 7%, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, porque o consumidor evita tempo de espera e congestionamento ainda maiores do que os que costuma encontrar em dias normais, mesmo sabendo que não desfrutará dos preços baixos.

Se a frente de caixa do supermercado fizer o cliente esperar além do “aceitável” na hora de pagar, ele pode sair para nunca mais voltar, mesmo que ali ele encontre organização impecável e as melhores promoções. Investir em inovação para melhorar a experiência dos clientes é um dever, mas o que mais encanta o consumidor atual é o controle total em todas as fases da compra, vantagem da qual o cliente se vê completamente destituído quando tem que esperar mais do que queria numa fila.

Na frente de caixa, o cliente não quer ter nenhum tipo de experiência, ele apenas quer pagar e ir embora o mais rápido possível.

Não interprete mal: você pode e deve investir em melhores experiências ao consumidor, afinal, é isso que potencializa as vendas, só que elas devem ser direcionadas ao momento em que o cliente consome, avalia preços, compara marcas, degusta produtos. No instante em que ele se dirige à frente de caixa, é porque já teve todas as experiências que queria para aquela compra e, só quer ir para casa. E-commerce e self-checkout cresceram tanto nos últimos anos, justamente, por serem tecnologias que deixam o cliente livre do congestionamento entre as gôndolas e das esperas para pagar na frente de caixa. Entretanto, o varejo de alimentos continuará predominantemente em lojas físicas e, no Brasil, os operadores de frente de caixa nunca vão “desaparecer” como tem sido a tendência em outros países.

Então, como dar mais poder ao consumidor na frente de caixa?

Dando a ele o controle daquilo que lhe é mais precioso: o seu tempo. Isso é o que seduz o consumidor em qualquer tipo de compra: a possibilidade de manejar o tempo como bem entender. Na frente de caixa, portanto, não ofereça uma experiência e, sim, a passagem mais breve possível para a saída. No combate a lentidão de frente de caixa, a solução é investir em ferramentas criadas especialmente às demandas do mercado atual em constante aceleração.

Softwares para frente de caixa desenvolvidos em Linux são a melhor opção, pois são mais leves e por isso tem um desempenho superior: de 20 a 50% mais velocidade nas operações. E por ser um software livre, o licenciamento é grátis, assim, além da agilidade você também tem uma economia enorme.

Ao priorizar desempenho você obtém uma frente eficiente que elimina a lentidão e as más impressões que ela pode ter causado do seu supermercado. Sem ficar preso aos problemas com frente de caixa, você vai poder colocar em prática as ideias para melhorar todas as outras áreas do seu supermercado.

Quer saber mais sobre como reduzir as filas e evoluir seu supermercado em muitos outros aspectos?

Conheça o VIASOFT VIASUPER.

Nós ligamos pra você!

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!